Tags

, ,

O comportamento e uso dos brasileiros nas Mídias Sociais

Cada rede sociail tem suas próprias características, como todos sabemos, e também tem particularidades quanto ao grupo de usuários que usam a ferramenta. Uma das principais questões do marketing – não só online – é o comportamento do consumidor, para muitos um enigma insondável, para outros fonte de muita pesquisa e estudos para se basear o planejamento e ações específicas diante deste público.

Um desses estudos foi publicado em maio passsado pela E.Life, através de pesquisas aplicadas aos usuários nas próprias redes sociais, entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, e entra em alguns aspectos muito interessantes da utilização dessas ferramentas pelos brasileiros.

O primeiro ponto que me chama a atenção é que 91% dos internautas acessam a web em casa, contra 40,2% que costumam acessar no trabalho. Para mim, foi uma surpresa.

28,3% passam mais de 40 horas por mês conectados! Isso significa que teremos cada vez mais usuários com mais conhecimento das ferramentas, e mais “intimidade” com o ambiente online, com pessoas mais à vontade para interagir, fazer compras, gerar conteúdo e buscar assuntos de seu interesse.

Para 43,1%, o principal objetivo nas redes sociais é manter contato com amigos e parentes. Além disso, a pesquisa confirma o Facebook como a rede social favorita dos brasileiros.

Veja o estudo completo abaixo, e não deixe de comentar falando o que achou dos dados, ok?